FÉ - s.f. Fidelidade em honrar seus compromissos, lealdade, garantia; Confiança em alguém ou em alguma coisa; ter fé no futuro (fonte: dicionário aurelio).
Palavra tão pequena e também muito usada nos cultos religiosos. "Tenha fé que tudo dará certo". Em nenhum momento venho criticar qualquer que seja a religião. Mas para ter Fé, necessita-se da relação com alguém ou algo? Até quando devemos tê-la?
Na minha prática clínica eu vejo tantas coisas, tantos questionamentos em cima dessa perspectiva otimista, que penso: Qual o verdadeiro sentido disso? Nós nascemos sem nenhum conhecimento nem tampouco habilidade. Conforme vamos crescendo, vamos decidindo coisas, abrindo mão de outras, conhecendo pessoas, que podemos vir a conviver por um tempo ou nunca mais a vê-la. Estudar ou não, trabalhar, morar, casar, filhos, ou nada disso, sonhamos em ter uma casa, um determinado carro, viajar pelo mundo, ficaremos velho, querendo nao ter sofrimentos até que a morte chegue. Puxa... quanta confiança tivemos que ter para passar por tudo isso, com o único objetivo. EU ESCOLHI TUDO ISSO - naquela hora eu pensei que o melhor fosse isso.
Nós deparamos com vários acontecimentos inesperados, olhamos atentamente para cada um deles quando acontece, fixamos toda a nossa atenção e energia para ele, questionamos, nos desesperamos, imploramos por ajuda e surge a idéia "falta de fé". Vamos buscar ajuda, para sair de um buraco que criamos. Novamente insisto em afirmar que não critico a fé religiosa, mas acredito na prevenção do sentir a "Falta de Fé". A prevenção é o melhor e mais barato caminho para uma humanidade sadia.