Leitura recomendada... Escrito por Antonio Carlos Tarquínio. Mestre em Filosofia pela PUC de São Paulo.
Alguns dias atrás faltou-nos a energia em casa. Com as mudanças climáticas em curso, as chuvas e os ventos aumentaram de intensidade, e o resultado tem sido a queda de muitas árvores com a consequente danificação da rede elétrica.
Foi a oportunidade de vivenciar algo assaz interessante. Permaneci por algum tempo estudando à luz de velas e, imediatamente transportei-me para os tempos idos em que os estudiosos não dispunham de luz elétrica. Minha primeira descoberta foi a de aprender a folhear as páginas do livro com delicadeza a fim de não apagar as velas.
Diante do insistente apelo da família, abandonei o texto, meio a contragosto, e me reuni a ela, na mesa da cozinha, onde todos ouviam um pequenino rádio a pilha. Enquanto Maîte, a filha menor, lavava a louça, escutávamos, interessados, as notícias que nos chegavam sobre o inesperado apagão.
Num lapso de instante passei a considerar como eram felizes as famílias que assim reunidas trocavam impressões e ideias a respeito do que lhes acontecia. Leia mais...